19 de Dezembro de 2016

Ciências contábeis: Conheça mais sobre essa profissão



 

Quando uma empresa sai do papel e entra no mercado, burocracias, papeladas e outras dezenas de coisas complicadas surgem. É nessa hora que o profissional de contabilidade tem papel fundamental para fazer tudo caminhar da melhor forma. É ele quem vai auxiliar o futuro empresário na emissão de notas fiscais, identificação do melhor regime tributário para a empresa, controle de contas correntes corporativas, registros contábeis, análises financeiras, declarações de imposto de renda, entre outras atividades.

Com conhecimentos avançados em finanças, leis tributárias, precisão e organização, os contadores são profissionais essenciais dentro de uma instituição pública ou privada. Sua atuação não se limita apenas ao pagamento de contas, mas também no crescimento e desenvolvimento das empresas.

Ciências Contábeis ou Contabilidade é uma das profissões que mais está em crescimento no mundo. A falta de especialistas qualificados nessa área faz com que a demanda por estes profissionais aumente gradativamente. Em 2010, o Brasil adotou as Normas Internacionais de Contabilidade trazendo ao mercado contábil um alto índice de empregabilidade. As empresas contratam o bacharel em contabilidade para atuação na área tributária e tesouraria. Também é possível atuar como autônomo, grande atrativo para profissionais que buscam autonomia, flexibilidade e a independência. 

A profissão oferece um leque de opções para aqueles que querem seguir em outros segmentos dentro da área. O profissional que optar por Controle e Perícia coordenará operações fiscais e financeiras de empresas públicas e privadas. Em Auditoria, fiscalizará as contas de uma empresa, conferirá registros nos livros e os dados de balanços. Em Contabilidade gerencial, analisará operações financeiras da empresa, acompanhará suas transações e muitas vezes, terá autonomia para tomada de decisões.

 

Além disso, o contador pode atuar dando aulas em cursos técnicos e treinamento a funcionários de empresas de contabilidade. Após a formação, o bacharel em Ciências Contábeis pode migrar para áreas como auditoria, indústria, fiscal, previdenciária e contabilidade agrária. No INACI, a graduação em Ciências Contábeis dá ao aluno o título de Contador e tem a duração de quatro anos. O estudante terá aulas sobre os conceitos gerais de Matemática, Economia, Ciências Sociais e Administração, além de disciplinas mais específicas da prática da profissão.

Fique por dentro das novidades!
Assine nossa Newsletter

Fechar