26 de Janeiro de 2016

Banco do Brasil: Precisa de 3.573 funcionários



 Banco do Brasil conta com uma carência de, no mínimo, 3.573 funcionários em seu quadro de servidores. De acordo com portaria divulgada em 23 de dezembro de 2015, pelo Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), o quadro de pessoal da estatal fica determinado em 115.495 servidores.
 
O último levantamento funcional, divulgado pelo sindicato da categoria em março de 2015, indicava que, na ocasião, a empresa contava com 111.922 funcionários, o que corresponde a uma carência de, pelo menos, 3.573. Além disso, este número pode ser ainda maior, considerando eventuais necessidades surgidas desde então.

A definição da necessidade de servidores é considerada essencial, uma vez que, desde 2015, em decorrência de um processo judicial na 20ª Vara do Trabalho, em Brasília, os concursos do BB devem indicar o número de vagas a serem preenchidas durante o prazo de validade, não sendo mais somente para formação de cadastro reserva, como era praticado.

Além disso, o acordo com o MPT que determina que os editais tragam a oferta de vagas, também permite que o BB mantenha um cadastro de pessoal, para necessidades excedentes ao número indicado no certame, o que pode elevar muito o total de contratações.

Com a definição do quadro de pessoal, a estatal já pode fechar, nas próximas semanas, a oferta de vagas para seu próximo concurso para o cargo de escriturário, cuja publicação do edital está prevista para ocorrer ainda no início deste ano.  
 
Inicialmente, o concurso deverá abranger seis Estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Amazonas. Mas cogita-se a inclusão de oportunidades para outras regiões.
 
Também existe previsão para um novo concurso em 2016 para São Paulo e outros Estados, tendo em vista que a validade do concurso 02/2013 será encerrada em 8 de maio. Além de São Paulo, o certame inclui as regiões de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, parte de Minas Gerais, Pará e Tocantins. Cogita-se, inclusive, que as oportunidades para estes Estados poderão ser oferecidas junto com a seleção do Rio de Janeiro, o que ainda não foi confirmado pela instituição.

O concurso para seis Estados é aguardado desde 26 de setembro de 2015, quando encerrada a validade do certame anterior. Porém, acabou sendo postergado para este ano, em decorrência do momento de instabilidade econômica pelo qual o governo está passando.

Com a nova remuneração, acordada entre a categoria e a diretoria do banco em 26 de outubro de 2015, o inicial do escriturário passou a ser de R$3.644,48, contando com salário base de R$ 2.449,98, ajuda alimentação de R$ 652,98 e vale-refeição de R$ 491,52. Os servidores também recebem vale-cultura de R$ 50.

Além disso, como benefícios, o Banco do Brasil oferece possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional, participação nos lucros e resultados, vale-transporte, auxílio-creche, auxílio a filho com deficiência, plano odontológico, assistência médica e previdência privada.

Para concorrer ao cargo de escriturário basta possuir apenas certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
 

Outras informações


Vale lembrar que, embora o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) tenha recomendado que as estatais não ampliem o quadro de pessoal em 2016, o que acabou gerando a suspensão do próximo concurso dos Correios, a medida não deve repercutir na instituição.

Quem estiver interessado deve já iniciar os estudos com o conteúdo programático dos concursos anteriores, como orealizado recentemente  para a Região Nordeste.

Atribuições do escriturário do BB


Cabe ao servidor a comercialização de produtos e serviços do banco,atendimento ao público, atuação no caixa (eventualmente), contato com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários, redação de correspondências em geral, conferência de relatórios e documentos, controles estatísticos, atualização/manutenção de dados em sistemasoperacionais informatizados e execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo.

O processo seletivo do Banco do Brasil


Os interessados em concorrer no próximo concurso do BB já podem se preparar, com base no conteúdo programático do último certame, realizado em 2015, sob a organização da Fundação Cesgranrio.

A avaliação foi composta de 70 questões objetivas, sendo 25 de conhecimentos básicos e 45 de conhecimentos específicos. A parte de conhecimentos básicos contou com temas sobre língua portuguesa (dez perguntas), raciocínio lógico-matemático (dez) e atualidade do mercado financeiro (cinco). Já em conhecimentos específicos, culturaorganizacional (cinco), técnicas de vendas (dez), atendimento (dez), domínio produtivo da informática (cinco), conhecimentos bancários (dez) e língua inglesa (cinco). Os candidatos também foram submetidos a uma redação.

Os aprovados no concurso do Banco do Brasil ainda passaram por perícia médica e procedimentos admissionais, de caráter meramente eliminatório.

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