Pós-Graduação em Metodologias Ativas e Tecnologias Inovadoras para a Educação

Apresentação

Diversas metodologias ativas, que provocam os alunos a assumirem uma posição de maior responsabilidade na condução do seu processo de aprendizagem, passaram a ser intensamente utilizadas em educação, como: método do caso, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida, peer instruction e design thinking. Além disso, tem crescido continuamente a incorporação de novas tecnologias à educação, como: redes sociais, robótica, dispositivos móveis, games, inteligência artificial, realidade virtual e realidade aumentada. Nesse sentido, já não é mais possível enxergar tão claramente as fronteiras entre as modalidades de educação presencial e a distância, com o predomínio do que se passou a chamar de blended learning (ou aprendizagem híbrida). Tornou-se então um desafio para professores e alunos, assim como para escolas, instituições de ensino superior e empresas adaptarem-se à complexidade dessas mudanças. Este curso, uma parceria entre a Faculdade de Tecnologia Finaci e a Artesanato Educacional, explora as tendências metodológicas e tecnológicas da educação na era digital.

Disciplinas

O curso é composto de 8 (oito) disciplinas de 45 (quarenta e cinco) horas:
1. Metodologias Ativas para a Educação Presencial, Blended Learning e Educação a Distância
2. Tutoria e Educação a Distância
3. Design Educacional
4. Redes Sociais, Games e Gamificação em Educação
5. Avaliação
6. Gestão em Educação
7. Pesquisa em Educação
8. Educar na Era Digital: tendências em tecnologia educacional, educação a distância e blended learning

Além de uma disciplina de 40 (quarenta) horas:
9. Orientação para Trabalho de Conclusão de Curso (ePortfólio)

 

Metodologia

O curso utiliza diversas metodologias ativas, com predomínio da aprendizagem baseada em projetos (ABP). São propostas atividades práticas, interativas e colaborativas envolvendo leituras, debates, estudos de caso e projetos. Espera-se que, sempre que possível, os alunos desenvolvam projetos vinculados a suas áreas de atuação profissional. As atividades obrigatórias são assíncronas, ou seja, você pode realizá-las nos dias e horários em que desejar. Há também atividades síncronas, cuja participação não é obrigatória, como aulas ao vivo com interação pela Internet, que ficam gravadas e disponíveis para o aluno assistir durante todo o curso. Todas as atividades, síncronas e assíncronas, são realizadas a distância, havendo apenas 2 (dois) encontros presenciais para a realização de avaliações e defesas dos trabalhos de conclusão de curso (a apresentação de um eportfólio), realizados no campus da Faculdade de Tecnologia Finaci.

Ambiente Virtual de Aprendizagem

O curso utiliza o Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem e o Adobe Connect para as aulas ao vivo. São também utilizadas plataformas da Web 2.0, como blogs e redes sociais.

Nos encontros presenciais são utilizados laboratórios e bibliotecas da Faculdade de Tecnologia Finaci.

Público-Alvo

Professores (de cursos presenciais ou a distância), tutores, pedagogos, designers instrucionais e educacionais, profissionais que atuam com treinamento e desenvolvimento de materiais educacionais, gestores, coordenadores, profissionais da área de TI e tecnologia em geral e todos aqueles que se interessam por ensino, aprendizagem, metodologias ativas e uso de tecnologias em educação.

Objetivos Gerais de Aprendizagem

Durante o curso, o aluno desenvolverá as seguintes habilidades e competências:

a) pesquisar na área da educação;

b) distinguir diferentes tipos de metodologias ativas e empregá-las no processo de ensino;

d) produzir artefatos digitais e aplicar diversas tecnologias à educação;

e) planejar, implementar, liderar e gerenciar projetos em educação presencial, blended learning e educação a distância.

Coordenador

Prof. Dr. João Mattar

Professores

Prof. Dr. João Mattar

Prof. Dr. José Erigleidson da Silva

Prof. Me. Robson Santos da Silva

Profa. Dra. Susane Garrido

Profa. Dra. Wanderlucy Czeszak

Outros professores e tutores atuarão nas disciplinas e/ou orientação dos eportfólios.

Bibliografia Básica

ALVES, Lynn; COUTINHO, Isa de Jesus (Org.). Jogos digitais e aprendizagem: fundamentos para uma prática baseada em evidências. Papirus: São Paulo, 2016.
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BACICH, Lilian; MORAN, José (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo: Penso, 2018.
BATES, Tony. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. Trad. João Mattar et al. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016.
BEHAR, Patricia Alejandra (Org.). Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.
BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Trad. Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
FILATRO, Andrea; CAIRO, Sabrina. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.
HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Trad. Maria Cristina Gularte Monteiro. Porto Alegre: Penso, 2015.
KENSKI, Vani Moreira (Org.). Design instrucional para cursos on-line. São Paulo: Senac-SP, 2015.
KENSKI, Vani. Tecnologias e tempo docente. Campinas, SP: Papirus, 2013.
MATTAR, João. Metodologias ativas para a educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.
MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line. Trad. Ez2Translate. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. Trad. Roberto Galman. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
PALLOFF, Rena. M.; PRATT, Kaith. O instrutor online: estratégias para a excelência profissional. Trad. Fernando de Siqueira Rodrigues. Porto Alegre: Penso, 2013.
RAMOS, Daniela Karine; CRUZ, Dulce Márcia (Org.). Jogos digitais em contextos educacionais. São Paulo: CRV, 2018.
SILVA, Robson Santos da. Ambientes virtuais e multiplataformas online na EaD: didática e design tecnológico de cursos digitais. São Paulo: Novatec, 2015.
SILVA, Robson Santos da. Gestão de EaD: educação a distância na era digital. São Paulo: Novatec, 2013.
SILVA, Robson Santos da. Moodle 3 para gestores, autores e tutores. São Paulo: Novatec, 2016.
TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
ZAWACKI-RICHTER, Olaf; ANDERSON, Terry. Educação a distância online: construindo uma agenda de pesquisa. Trad. João Mattar et al. São Paulo: Artesanato Educacional, 2015.

Duração

O aluno poderá completar o curso entre 12 (doze) e 24 (vinte e quatro) meses

Carga Horária Total

400 (quatrocentas) horas-aula

Pré-requisitos

Formação superior. O aluno necessita de um computador com acesso à Internet.

Início

Entrada por fluxo contínuo mensal

Nível do Curso

Pós-Graduação

Modalidade do Curso

Educação a Distância (EaD)

Período

EaD

Valores

2 parcelas de R$ 135,00 (cento e trinta e cinco reais) de matrícula + 13 (treze) parcelas de R$ 490,00 (quatrocentos e noventa reais) - (10% desc. pontualidade)



Formação:
Pós-Graduação em Metodologias Ativas e Tecnologias Inovadoras para a Educação

Campi:
Educação a distância
http://ead.inaci.com.br
Necessário: Computador, Notebook ou dispositivo móvel compativel. Conexão com a internet (min. 512 kbs) - Headset - Microfone
Telefone: (11) 3053-4321

Coordenação:
Prof. João Mattar

Matricule-se
Matricule-se

Matriz Curricular

  • Metodologias Ativas para a Educação Presencial, Blended Learning e Educação a Distância
  • Tutoria e Educação a Distância
  • Design Educacional
  • Redes Sociais, Games e Gamificação em Educação
  • Avaliação
  • Gestão em Educação
  • Pesquisa em Educação
  • Educar na Era Digital: tendências em tecnologia educacional, EaD e blended learning
  • Orientação para Trabalho de Conclusão de Curso (ePortfólio)

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